Entendendo o Licenciamento Microsoft

Entendendo Licenciamento Microsoft

Confira na integra o webinar sobre Licenciamento Microsoft e faça download do material de apoio para tirar todas as suas dúvidas.

Nosso webinar falou dos 9 modelos de licenciamento e dos principais programas de Licenciamento Microsoft, esclarecendo as principais dúvidas, inclusive sobre o novo Windows Server 2016. Abaixo você confere o vídeo, um resumo dos principais pontos sobre o assunto e o material de apoio para Download.

 

Licenciamento Microsoft

Os 9 modelos de Licenciamento Microsoft

1 – Aplicações Desktop  – Licenciamento Per Device

Cada dispositivo que tem a aplicação desktop instalada necessita de uma licença. É possível instalar múltiplas cópias no mesmo dispositivo. O cliente tem o direito de Downgrade.

2 – Sistema Operacional Desktop – Licenciamento Per Device

Cada dispositivo que tem o Sistema Operacional instalado necessita de uma licença. O cliente tem o direito de Downgrade. Caso tenha o SA (Software Assurance) é possível instalar até 4 VMs no mesmo dispositivo.

3 – Ferramentas de Desenvolvimento – Licenciamento Per User

O usuário licenciado pode instalar em quantos computadores forem necessários para testar, desenvolver ou demonstrar. A licença é do usuário.

4 – Serviços Online – Licenciamento por Assinatura

É pago mensalmente por usuário ou por dispositivo, dependendo do serviço. A licença é valida enquanto a assinatura for ativa. Também existem assinaturas por serviço.

5 – Servidores – Sistema Operacional – Licenciamento Processador + CAL

É necessário uma licença para o Sistema Operacional Servidor (Ex: Win 2012 R2) de acordo com o número de processadores e mais uma CAL (licença de acesso) para cada usuário ou dispositivo que acessar este servidor.

6 – Servidores – Gerenciamento – Licenciamento ML (Management License)

É necessário uma licença para o Sistema de Gerenciamento (Ex: System Center) de acordo com o número de processadores e mais as MLs (Management License) de acordo com os recursos e sistemas operacionais a serem gerenciados.

7 – Servidores – Acesso – Licenciamento Servidor + CAL

É necessária uma licença para instalação do Sistema (ex: Exchange) e mais uma CAL de acesso para cada usuário. Cada tipo de CAL por ter direitos de uso de diferentes recursos.

8 – Servidores – Per-Core – Licenciamento por Core

É necessário uma determinada quantidade de licenças de acordo com o número de cores físicos de todos os processadores do servidor. Deve ser respeitado o valor mínimo de cores e o fator de multiplicação.

9 – Servidores – Casos Especiais – Licenciamento por Servidor

Em caso de Servidores especiais, como Windows Server Essentials, basta licenciar o servidor. Não são necessárias CALs de acesso.

Programas de Licenciamento Microsoft

1 – SPLA License

É uma assinatura mensal de baixo custo. Podem ser adicionados ou removidos licenças de um mês para o outro. Não é necessário CAL de acesso.

2 – OEM

É uma licença vinculada ao hardware. Não pode ser reutilizada em outros computadores.

3 – FPP

É uma licença comprada no varejo (caixinha). Pode ser utilizada em qualquer computador. Mas se torna difícil gerenciar para redes maiores de 10 ou 15 computadores.

4 – OPEN

É dividido em 3 opções: Open License, Open Value, Open Value Subscription.

Open License:  Contrato de licenciamento por volume com vigência de 2 anos, licenças perpétuas, pagamento antecipado, Software Assurance opcional. Compra inicial de 5 licenças, podendo adicionar licenças de acordo com a demanda durante a vigência do contrato (2 anos).

Open Value:  Contrato de licenciamento por volume com vigência de 3 anos, licenças vitalícias, pagamento antecipado ou anual, Software Assurance incluso. Compra inicial de 5 licenças, podendo adicionar licenças de acordo com a demanda durante a vigência do contrato (3 anos).

Open Value Subscription: Contrato de licenciamento, baseado no conceito de aluguel de softwares, o que permite às empresas reduzir significativamente o custo de implantação de novos softwares. Ideal para empresas com demanda sazonal, pois com esta modalidade sua empresa tem o benefício de reportar anualmente a quantidade de licenças utilizadas.

Faça aqui o download do material de apoio e da apresentação do nosso webinar:

Apresentação Webinar

Guia de Licenciamento

Rodrigo Camarão

Certificado Linux LPI, Microsoft, Itil e Cobit. Palestrante em eventos, revisor de livros técnicos e instrutor nos cursos oficiais Microsoft e de Gestão TI. Especialista em ambientes de virtualização, sistemas de gerenciamento de infraestrutura e Cloud Computing como Microsoft System Center, Windows Azure e Office 365.