Fim do suporte ao Windows 8

Fim do Suporte ao Windows 8

A Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows 8 no dia 12 de Janeiro de 2016. Para os usuários que utilizam esta versão do Windows é recomendando realizar a atualização para Windows 8.1 ou Windows 10.

O fim do suporte ao Windows 8 significa que não serão mais lançadas correções de segurança para esta versão. Manter esta versão instalada em seu computador pode representar um risco, pois nenhuma nova vulnerabilidade será tratada ou corrigida.

A quantidade de computadores rodando o Windows 8 é pequena, sendo aproximadamente 3% em todo o mundo. Apesar do Windows 10 estar em quase 10% das máquinas, quem reina é o Windows 7, com 55,68%.

os_market_share_december_2015

A atualização para o Windows 8.1 é gratuita para a maioria dos consumidores. Para recebê-la, é preciso visitar a Windows Store, instalada por padrão nos computadores, e autorizar sua instalação.

Também é possível atualizar seu PC ou notebook com o sistema operacional Windows 10, que é gratuito até 29 de julho deste ano. Ao fazer isso, sua máquina terá suporte da Microsoft até 14 de outubro de 2025.

Além do Windows 8, outros produtos que tem o fim do suporte neste dia 12 de Janeiro são as versões 8, 9 e 10 do Internet Explorer. Ficando sem receber atualizações de segurança ou suporte técnico, se tornando produtos obsoletos e desprotegidos contra ataques.

A recomendação é que você atualize todos os seus softwares para versões mais atualizadas e suportadas, como Windows 8.1 ou Windows 10, Internet Explorer 11 ou o novo navegador Microsoft Edge. Caso contrário, você estará se expondo a riscos de invasão, vírus, malware e outros tipos de ataques como sequestro de dados.

Caso precise de ajuda para licenciar ou atualizar o licenciamento da sua organização a H2G2 possui consultores especialistas em licenciamento Microsoft para ajudá-lo a escolher a melhor forma para legalizar o seu ambiente, incluindo serviço de SAM (Software Asset Management) e inventário de ativos.

Para mais informações sobre licenciamento acesse: Como funciona o Licenciamento Microsoft

Rodrigo Camarão

Certificado Linux LPI, Microsoft, Itil e Cobit. Palestrante em eventos, revisor de livros técnicos e instrutor nos cursos oficiais Microsoft e de Gestão TI. Especialista em ambientes de virtualização, sistemas de gerenciamento de infraestrutura e Cloud Computing como Microsoft System Center, Windows Azure e Office 365.