Licenciamento Windows Server 2016

Licenciamento Windows Server 2016

O Licenciamento Windows Server 2016 Standard e Datacenter mudou e agora é baseado em número de cores físicos do servidor, diferente do modelo anterior baseado em número de processadores.

O licenciamento Windows Server 2016 mudou mas, ainda continuam existindo as duas edições Standard e Datacenter, no entanto agora possuem recursos diferentes. A edição Datacenter possui recursos adicionais para replicação, mais opções de virtualização e outras novidades.

Recursos Windows Server 2016

O modelo de licenciamento Windows Server 2016 para ambas as edições Standard e Datacenter passam a ser por CORE + CAL.

Para licenciar um servidor, todos os cores físicos devem ser licenciados. Um mínimo de 8 cores por processador e 16 cores por servidor são exigidos, mesmo em servidores que tenham apenas 1 processador. As licenças serão vendidas em pacotes de 2 cores.

O custo de licenciamento Windows Server 2016 para 16 cores será o mesmo da atual licença de Windows Server 2012 por processador, de acordo com cada edição, Standard e Datacenter. A Edição Standard continua com direitos de virtualização para 2 máquinas virtuais e várias licenças podem ser somadas para um número maior de VMs.

Cores-Lic-W2016

Para cada usuário ou dispositivo acessando o servidor Standard ou Datacenter é exigido uma CAL de acesso, no mesmo formato do seu antecessor Windows Server 2012. Cada CAL de acesso do Windows Server 2016 dá o direto de acesso ao servidor 2016 ou versões anteriores. Alguns recursos como Remote Desktop Services e Active Directory RMS continuam necessitando de CAL adicional.

Migrando do Windows Server 2012 para 2016

Para os clientes com SA (Software Assurance) o upgrade será sem nenhum custo. Ao final do contrato de SA, o licenciamento por processador será alterado para licenciamento por core, e o cliente poderá renovar o contrato baseado no novo modelo de licenciamento windows server 2016, por core. Cada licença por processador, Standard ou Datacenter, será automaticamente trocada por 8 licenças de 2 cores.

Ao final do contrato os clientes deverão realizar um inventário para documentar o número de cores de cada processador dos seus servidores. Isso permitirá o cliente receber o número de cores necessários para continuar de acordo com a nova política de licenciamento Windows Server 2016.

Se você precisar de ajuda para realizar os inventários e licenciar os seus servidores Windows Server 2016 entre em contato com a H2G2 que os nossos especialistas ajudarão no processo de licenciamento ou renovação dos contratos.

Precisa de Ajuda?

Quer licenciar ou renovar o seu contrato de licenciamento?

Rodrigo Camarão

Certificado Linux LPI, Microsoft, Itil e Cobit. Palestrante em eventos, revisor de livros técnicos e instrutor nos cursos oficiais Microsoft e de Gestão TI. Especialista em ambientes de virtualização, sistemas de gerenciamento de infraestrutura e Cloud Computing como Microsoft System Center, Windows Azure e Office 365.